Informação sobre as funções das vitaminas, assim como as suas fontes nos alimentos, referindo as suas qualidades e os riscos associados ao seu défice ou excesso. Abordamos todas as vitaminas, vitamina A, vitamina C, vitamina D, vitamina E, vitamina K, vitamina B1, vitamina B2, vitamina B3, vitamina B5, vitamina B6, vitamina B7, vitamina B9, e vitamina B12.

Vitamina B2 (Riboflavina)

A riboflavina ou vitamina B2 faz parte de um grupo de pigmentos amarelos denominados flavinas. Sua estrutura compreende uma base nitrogenada composta por 3 anéis de 6 C e 2 N, ligadas à ribose.

FONTES

É absorvida pelo intestino, e excretada pela urina quando ingerida em grandes quantidades.

FUNÇÃO

É necessária aos carboidratos, gorduras e proteínas para a conservação dos tecidos e produção de energia através da cadeia respiratória, é importante na fisiologia ocular.

MELHORES FONTES ALIMENTARES

Leite, queijo, carnes (fígado), ovos, hortaliças de folhas verdes, cereais integrais e legumino-sas. As fontes animais tem melhor absorção que as vegetais.
No leite de vaca, ovelha e cabra, pelo menos 90% da riboflavina está na forma livre.

MANIFESTAÇÕES DA DEFICIÊNCIA

A carência causa glossite, lábios, nariz e olhos, vermelhidão na língua, estomatite angular (rachaduras nos cantos da boca), dermatite seborreica (descamação gordurosa da pele), fotofobia (hipersensibilidade à luz) e vascularização intensa na córnea. Raramente ocorre de forma isolada, e sim normalmente em combinação com deficiências de outras vitaminas hidrossolúveis.

INIMIGOS

Medicamentos como a ouabaína (ICC), a teofilina (relaxante muscular suave), a penicilina e o ácido bórico, deslocam a riboflavina da sua ligação proteica e inibem o seu transporte ao SNC. O probenecide (anti-gota) inibe a absorção gastro-intestinal e a secreção tubular renal da riboflavina. A clorpromacina (anti-psicótico) é análogo à riboflavina. As fenotiazinas (tranquilizantes), os barbitúricos, a estreptomicina (antibiótico) e os contraceptivos orais influenciam na B1.
Índice dos artigos relativos a Vitaminas

ACOMPANHE OS ARTIGOS DO BLOG NO SEU EMAIL