Informação sobre as funções das vitaminas, assim como as suas fontes nos alimentos, referindo as suas qualidades e os riscos associados ao seu défice ou excesso. Abordamos todas as vitaminas, vitamina A, vitamina C, vitamina D, vitamina E, vitamina K, vitamina B1, vitamina B2, vitamina B3, vitamina B5, vitamina B6, vitamina B7, vitamina B9, e vitamina B12.

Vitamina B5 (Ácido pantotênico)

A denominação ácido pantotênico é originada do grego “panthos”, que significa “por toda a parte”, porque esta vitamina é encontrada em diversas fontes animais e vegetais.

FONTES

É sintetizado pelos microrganismos tidade produzida e o seu papel na nutrição humana são desconhecidas.

FUNÇÃO

É um constituinte da coenzima A e tem um papel no metabolismo dos carboidratos, proteínas e gorduras sendo importante na manutenção e reparação de todas as células e tecidos. Está envolvido nas reacções que fornecem energia, na síntese de compostos como os esteróis, hormonios, neurotransmissores, fosfolípidos, porfirina e anticorpos e ainda no metabolismo dos medicamentos (p.ex. sulfonamidas

MELHORES FONTES ALIMENTARES

Gema de ovo, fígado, rim, levedura, brócolis, carne magra, leite desn., batata doce e melados.

MANIFESTAÇÕES DA DEFICIÊNCIA

A deficiência pela dieta é extremamente rara e ocorre em conjunto com deficiências de outras vitaminas do complexo B. O ácido pantoténico é geralmente considerado não-tóxico e não foram relatados quaisquer casos de hipervitaminose.

INIMIGOS

O etanol, o antagonista ácido pantoténico omega-metilo e o brometo de metilo (um fumigante anti – parasitário).
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