Informação sobre as funções das vitaminas, assim como as suas fontes nos alimentos, referindo as suas qualidades e os riscos associados ao seu défice ou excesso. Abordamos todas as vitaminas, vitamina A, vitamina C, vitamina D, vitamina E, vitamina K, vitamina B1, vitamina B2, vitamina B3, vitamina B5, vitamina B6, vitamina B7, vitamina B9, e vitamina B12.

Vitamina B9 (Ácido fólico)

FONTES

É absorvido pelo intestino delgado e excretado pelos rins. Em geral, os folatos sintetizados pelas bactérias do intestino não contribuem significativamente para a nutrição de folatos nos seres humanos, dado que a síntese do folato bacteriano é normalmente restringida pelo intestino delgado (cólon) enquanto a absorção ocorre principalmente na parte superior do intestinos grosso (jejuno).

FUNÇÃO

Participa em etapas do processo de divisão celular, e na formação e maturação de hemácias e leucócitos na medula óssea

MELHORES FONTES ALIMENTARES

Fígado, os vegetais de folha verde escura, os feijões, o germén de trigo, a levedura, gema de ovo, o linho, o sumo de laranja e o pão de trigo integral

MANIFESTAÇÕES DA DEFICIÊNCIA

A deficiência consiste em alterações na divisão celular, podendo ainda ocorrer déficit de crescimento, anemia megaloblástica (medula óssea produz glóbulos vermelhos gigantes e imaturos), distúrbios gastrointestinais como diarréia, perda de apetite, dores abdominais e enjoos. Podem desenvolver-se úlceras dolorosas na boca e na faringe e alterações de pele e perda de cabelo. Dose elevada de B9 pode mascarar deficiência da vitamina B12.

INIMIGOS

Agentes químico-terapêuticos, contraceptivos orais, o álcool, a colestiramina, agentes epilépticos, sulfasalazina e antiácidos interferem no metabolismo da vitamina. O alcoolismo interfere na absorção do folato e aumenta a sua excreção.
Índice dos artigos relativos a Vitaminas