Informação sobre as funções das vitaminas, assim como as suas fontes nos alimentos, referindo as suas qualidades e os riscos associados ao seu défice ou excesso. Abordamos todas as vitaminas, vitamina A, vitamina C, vitamina D, vitamina E, vitamina K, vitamina B1, vitamina B2, vitamina B3, vitamina B5, vitamina B6, vitamina B7, vitamina B9, e vitamina B12.

Vitamina A (Retinol)

FONTES

É armazenada no fígado. Em casos de deficiências temporárias na ingestão de alimentos fonte ou na gravidez e lactação, o organismo faz uso dessa reserva.

FUNÇÃO

É antioxidante, essencial para a visão noturna, crescimento adequado, diferenciação dos tecidos, manutenção dos tecidos epiteliais, auxilia o desenvolvimento ósseo e na formação dos dentes, no reforço do sistema imunológico e desenvolvimento embrionário.

MELHORES FONTES ALIMENTARES

Cenoura, vegetais de folhas verde escuro e amarelas abóboras, fígado, gema de ovo e melões.

MANIFESTAÇÕES DA DEFICIÊNCIA

Cegueira noturna parcial ou total (xeroftalmia), ceratomalácia, hiperqueratose folicular, queratinização das vias aéreas e metaplasias no epitélio dos dutos pancreáticos que causam diarréia, Em excesso pode ter pele seca, áspera e descamativa, fissuras nos lábios, ceratose folicular, dores ósseas e articulares, cefaléia, náuseas, queda de cabelos, cãibras, lesões hepáticas, paradas do crescimento, falta de apetite, edema, cansaço, irritabilidade, sangramentos, aumentos do baço e fígado, redução dos níveis de colesterol e HDL.

INIMIGOS

Álcool, deficiência de proteínas e gorduras, doenças e infecções, especialmente o sarampo, que comprometem o estado da vitamina.

Índice dos artigos relativos a Vitaminas