É armazenada no fígado. Em casos de deficiências temporárias na ingestão de alimentos fonte ou na gravidez e lactação, o organismo faz uso dessa reserva.
FUNÇÃO
É antioxidante, essencial para a visão noturna, crescimento adequado, diferenciação dos tecidos, manutenção dos tecidos epiteliais, auxilia o desenvolvimento ósseo e na formação dos dentes, no reforço do sistema imunológico e desenvolvimento embrionário.
MELHORES FONTES ALIMENTARES
Cenoura, vegetais de folhas verde escuro e amarelas abóboras, fígado, gema de ovo e melões.
MANIFESTAÇÕES DA DEFICIÊNCIA
Cegueira noturna parcial ou total (xeroftalmia), ceratomalácia, hiperqueratose folicular, queratinização das vias aéreas e metaplasias no epitélio dos dutos pancreáticos que causam diarréia, Em excesso pode ter pele seca, áspera e descamativa, fissuras nos lábios, ceratose folicular, dores ósseas e articulares, cefaléia, náuseas, queda de cabelos, cãibras, lesões hepáticas, paradas do crescimento, falta de apetite, edema, cansaço, irritabilidade, sangramentos, aumentos do baço e fígado, redução dos níveis de colesterol e HDL.
INIMIGOS
Álcool, deficiência de proteínas e gorduras, doenças e infecções, especialmente o sarampo, que comprometem o estado da vitamina.