Informação sobre as funções das vitaminas, assim como as suas fontes nos alimentos, referindo as suas qualidades e os riscos associados ao seu défice ou excesso. Abordamos todas as vitaminas, vitamina A, vitamina C, vitamina D, vitamina E, vitamina K, vitamina B1, vitamina B2, vitamina B3, vitamina B5, vitamina B6, vitamina B7, vitamina B9, e vitamina B12.

Vitamina B6 (Piridoxina)

A vitamina B6 ou Piridoxina pode ocorrer também sob duas outras formas: piridoxal e piridoxamina, todas fisiologicamente ativas e relacionadas entre si. A estrutura básica destes compostos é um anel piridina, sendo que as três formas diferem entre si pelo substituinte de um C do anel.

FONTES

A vitamina B6 liga-se principalmente às proteínas nos alimentos. É absorvida no intestino delgado, mas diferentemente das outras do complexo não é totalmente excretada pelos rins, ficando retida, principalmente, nos músculos

FUNÇÃO

Auxilia no metabolismo dos aminoácidos, sendo importante para um crescimento normal e essencial para o metabolismo do triptofano e para a conversão deste em niacina, além disso, é importante na produção de epinefrina, serotonina e outros neurotransmissores; a formação do ácido nicotínico da vitamina; a decomposição do glicogénio; o metabolismo dos aminoácidos.

MELHORES FONTES ALIMENTARES

Presunto e o peixe (atum, truta, halibute, arenque e salmão), nozes, amendoim, avelãs, pão, milho, cereais de grão integral, feijões, couve-flor, bananas e passas.

MANIFESTAÇÕES DA DEFICIÊNCIA

A deficiência é rara, porém pode levar a uma anemia hipocrómica (descida anormal do conteúdo de hemoglobina dos eritrócitos) e perda de capacidade de converter o triptofano em ácido nicotinico. O excesso, ou seja, doses diárias de 500 mg ou mais podem causar neuropatia sensorial após vários anos de ingestão, enquanto a ingestão de mais de 1g por dia podem levar a uma neuropatia sensorial em poucos meses.

INIMIGOS

Hà mais de 40 medicamentos que interferem no metabolismo da B6, sendo os principais, Desoxipiridoxina, um antimetabolito eficaz; Isoniaside, uma droga tuberculostática; Hidralazina, um antihipertensor, Ciclosserina, um antibiótico, Penicilamina, utilizada no tratamento da doença de Wilson.
Índice dos artigos relativos a Vitaminas

ACOMPANHE OS ARTIGOS DO BLOG NO SEU EMAIL