Informação sobre as funções das vitaminas, assim como as suas fontes nos alimentos, referindo as suas qualidades e os riscos associados ao seu défice ou excesso. Abordamos todas as vitaminas, vitamina A, vitamina C, vitamina D, vitamina E, vitamina K, vitamina B1, vitamina B2, vitamina B3, vitamina B5, vitamina B6, vitamina B7, vitamina B9, e vitamina B12.

Vitamina D (Calciferol)

FONTES

As formas principais são vitamina D2 (ergocalciferol) e vitamina D3 (colecalciferol). O colecalciferol é sintetizado na pele através da acção da luz ultra-violetaia.



FUNÇÃO
Age com um hormônio na regulação do cálcio dos ossos e sangue. A absorção é intestinal.

MELHORES FONTES ALIMENTARES

Alimentos de origem animal como o fígado, gema de ovo, leite, manteiga, salmão, arenque, sardinha e atum.

MANIFESTAÇÕES DA DEFICIÊNCIA

A carência provoca, nas crianças, o raquitismo, nos adultos a osteomalácia e nos idosos a osteoporose. O excesso provoca a hipercalcemia, que favorece o depósito de cálcio nos vasos (arteriosclerose) e a eliminação aumentada de cálcio na urina que favorece a formação de cálculos.

INIMIGOS

A colestiramina (resina utilizada para parar a reabsorção dos sais biliares) e os laxativos baseados em óleos minerais inibem a absorção da vitamina D a partir do intestino.
Corticosteróides, anticonvulsivos e o álcool podem afetar a absorção do cálcio, reduzindo a resposta à vitamina D.
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