Informação sobre as funções das vitaminas, assim como as suas fontes nos alimentos, referindo as suas qualidades e os riscos associados ao seu défice ou excesso. Abordamos todas as vitaminas, vitamina A, vitamina C, vitamina D, vitamina E, vitamina K, vitamina B1, vitamina B2, vitamina B3, vitamina B5, vitamina B6, vitamina B7, vitamina B9, e vitamina B12.

Vitamina K ou K1 (Fitonadione), K2 (menaquinona) ou K3 (menadione)

FONTES

A vitamina K2 é sintetizada pela flora bacteriana do jejuno e do íleo dos seres humanos. A K3 pode ser convertida em K2 no trato intestinal. Todas são absorvidas no intestino.

FUNÇÃO

Atua na síntese de protrombina (proteína que converte o fibrinogénio solúvel em circulação no sangue numa proteína bastante insolúvel chamada fibrina, o componente principal de um coágulo sanguíneo), fator importante na coagulação do sangue.

MELHORES FONTES ALIMENTARES

Vegetal de folhas verdes, sementes de soja, fígado, chá verde, gema de ovo, aveia, trigo integral, batata, tomate, aspargo, manteiga e queijo.

MANIFESTAÇÕES DA DEFICIÊNCIA

A carência é rara e manifesta-se por hemorragias.Para o excesso de K1 e K2, não foram observadas manifestações tóxicas.
O excesso de K3 pode causar anemia hemolítica e icterícia.

INIMIGOS

Anticoagulantes diminuem a função da vitamina.
Antibióticos, doenças intestinais ou hepáticas, óleos minerais e radiação inibem a absorção da vitamina K.
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