Informação sobre as funções das vitaminas, assim como as suas fontes nos alimentos, referindo as suas qualidades e os riscos associados ao seu défice ou excesso. Abordamos todas as vitaminas, vitamina A, vitamina C, vitamina D, vitamina E, vitamina K, vitamina B1, vitamina B2, vitamina B3, vitamina B5, vitamina B6, vitamina B7, vitamina B9, e vitamina B12.

Vitamina E (Tocoferol)

FONTES

A absorção é intestinal. Quanto mais elevada a quantidade de ácidos graxos polinsaturados, maior a quantidade de vitamina E necessária.

FUNÇÃO

É antioxidante, protege as membranas biológicas, auxilia na utilização da vitamina A, ajuda no tratamento de miopatias necrosantes, proteção contra o câncer, doenças cardiovasculares, arteriosclerose, inflamações articulares e complicações do diabete.

MELHORES FONTES ALIMENTARES

Óleos vegetais, gérmen de trigo, nozes, sementes e grãos inteiros e os vegetais de folhas verdes. Margarina é fortificada.

MANIFESTAÇÕES DA DEFICIÊNCIA

A deficiência é rara e resulta numa doença neuromuscular progressiva em crianças e adultos, cujos sintomas são perda de coordenação e equilíbrio e, em casos graves, a perda da capacidade de andar. Em bebês prematuros a deficiência pode gerar anemia hemolítica. O efeito do excesso ainda está em estudo.

INIMIGOS

Se ingerido ao mesmo tempo, o ferro reduz a disponibilidade da vitamina E.
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