Informação sobre as funções das vitaminas, assim como as suas fontes nos alimentos, referindo as suas qualidades e os riscos associados ao seu défice ou excesso. Abordamos todas as vitaminas, vitamina A, vitamina C, vitamina D, vitamina E, vitamina K, vitamina B1, vitamina B2, vitamina B3, vitamina B5, vitamina B6, vitamina B7, vitamina B9, e vitamina B12.

Vitamina C (Ácido ascórbico)

FONTES

É absorvida pelo intestino delgado, sendo levado pela corrente sanguínea para o rim, fígado, baço, onde estão presentes em maior quantidade. O excesso dessa vitamina é eliminado pela urina mas somente depois de saturar os tecidos onde se armazenam.



FUNÇÃO

Necessária para a produção de colágeno, para a manutenção da integridade capilar (pequenos vasos) e dos tecidos; atua na formação dos dentes, ossos e no metabolismo de alguns aminoácidos; facilita a absorção de ferro, aumenta a resistência às infecções e favorece a cicatrização de queimaduras.

MELHORES FONTES ALIMENTARES

Frutas, frutas cítricas e verduras frescas.

MANIFESTAÇÕES DA DEFICIÊNCIA

A carência causa o escorbuto. Essa doença é caracterizada por hemorragias freqüentes, dentes frouxos, gengivas inchadas, dores nos ossos e articulações, cicatrização retardada de feridas. O excesso dessa vitamina pode ocasionar cálculos renais.

INIMIGOS

Poluição aérea, toxinas industriais, metais pesados, fumo do tabaco, alguns antidepressivos e diuréticos e o álcool.
Índice dos artigos relativos a Vitaminas